sábado, 11 de julho de 2009

Coringa



Hoje nesse dia eleito especial por ser seu aniversário, pensei em diversas coisas que gostaria de te falar. Gostaria de ser original, dizer-lhe algo que ainda não foi dito, ou quem sabe ainda não escrito. Nossa que ousadia minha! Tentar superar os artesões das palavras, os arquitetos da literatura, os fingidores das emoções, nossos amados poetas... Não. Não poderia fazê-lo. Existem ocasiões na vida em que o discurso inteligente é verdadeiramente inútil, não poderia abrilhantar ou substituir um gesto poético.


Então deitei os olhos em cenas comuns do nosso cotidiano, coloquei o filtro da arte nos nossos pequenos momentos e pude perceber que mais que um espaço de vida, existia ali um encontro.


Segundo Martin Buber, toda verdadeira vida é encontro. A metafísica da amizade, o encontro do eu e o tu, é o nascimento do nós. Lembro da leveza que impera, o diálogo, fruto amadurecido de nossa intensa convivência, às vezes metáforas, às vezes músicas, às vezes vinhos, às vezes poesia, às vezes silêncio. Gestos marcantes que extrapolam o tempo e o espaço de nossos corpos e que fecundam meu pensamento agora.


O que há de mais precioso nesta vida costuma ser vivido e experimentado a partir do silêncio frutuoso, aquele momento onde só cabe olhar os teus olhos e apreciar o perfume de tua alma. Olhar em silêncio os teus olhos e vê o profundo que há em ti, é amar o bom e o belo, assim como queria Aristóteles.


Hoje no banquete da vida, ao estar com os que amo, de alguma forma eu os trago para dentro de mim. A alegria de tê-lo em minha vida é visceral, é algo que me pertence, que nasce nas minhas entranhas e enche meu peito de júbilo, me torna melhor e capaz de apreciar a vida com uma disposição infinita de realizar sonhos. O invólucro espiritual que nos sutura nos socorre do esquecimento. Temos esse poder. O poder de dar significado às pessoas que elegemos sagradas em nossas vidas. Tu és significado e significante em mim. Não são só palavras, ou escritos, são retratos de momentos felizes, de sorrisos largos, frases sutis, de verdades cruas, pois não são perfeitos, por isso são momentos e sentimentos reais.


Tens o poder de me devolver pra mim, situações cotidianas onde sem perceber tens a minha posse. O que posso te dizer hoje, não consigo traduzir em palavras, eu só sei sentir...


Feliz aniversário. Beijos.

Dryca.

2 comentários: