domingo, 8 de março de 2009

Saudade

Saudade

Ao sentir saudades, reaprendemos mil maneiras de voltar a amar.
Só quem sabe o valor do reencontro, retorno ao útero amado, pode mensurar o valor do amor eterno.

Segundo o poeta, saudade de mãe é a maior de todas elas. Colo de mãe é solo sagrado, é lá que vemos a vida de forma segura. É no colo de mãe que refazemos nossas energias para viver a vida.

Saudade, palavra que não tem tradução, resultado explicito de nossa miscigenação. Tenho sentido tantas saudades nesses últimos dias...

Dos vinhedos que faziam parte da paisagem da rota dos vinhos verdes...
Do inverno de 2002, o aconchego no meu edredom...
Do vestido de cetim da minha boneca Suzi...
Do sabor da goiabada caseira feita pela Tia Terezinha no fogão de lenha...
Das minhas panelinhas de barro que cozinhávamos comida de verdade...
Do sabor da Malukinha no recreio da escola...
Dos mimos da Tia Luzía...
Das férias de verão na praia do Icaraí...

As vezes essas saudades me remete a tempos queridos, chego a sentir cheiros e sabores.

Saudades as vezes vêem de coisas que não vivi. Não sei explicar. Melancolia? Talvez. A vida corre num ritmo acelerado. No compasso do coração correm as minhas lembranças. Num piscar de olhos... Nossa! O tempo passou, voou! Tempo é eterno. Acho que vivi a eternidade. Deus estava comigo. Ele sempre estar.


Saudade
Palavra sem tradução
Significados mil
Arte que mora no coração
Quem não sabe...
Nunca sentiu.


Dryca/2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário